Millenium Papers
Para Entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

No início do mês, elegemos uma nova Câmara dos Deputados. Ou nem tão nova assim. Dentre os eleitos em 2022, para o mandato 2023-2026, 56,5% foram reeleitos, o que significa que apenas 43,5% seriam renovação. No entanto, neste trabalho, não se utilizou o termo renovação para meramente agrupar deputados em primeiro mandato, como geralmente é feito nos levantamentos.

A 16ª edição do Millenium Papers, A Câmara dos próximos 4 anos: uma análise dos deputados eleitos em 2022, excluiu da lista de renovação também mandatários que já possuíam outro cargo eletivo (portanto, já estavam na carreira política), aqueles que vêm de famílias políticas tradicionais ou que se elegeram a partir da ocupação de cargos comissionados de primeiro escalão no Poder Executivo.

De autoria do cientista político Diogo Costa, da jornalista Priscila Chammas e do cientista de dados Wagner Vargas, o trabalho analisou ainda a participação de minorias, os custo por voto e a relação entre uso do fundão eleitoral com a chance de eleição.

Os Autores
DiogoCosta
Diogo Costa

Cientista político e presidente do Enap

WagnerVargas
Wagner Vargas

Cientista de Dados especializado em Políticas Públicas

Priscila_Chammas1
Priscila Chammas

Jornalista e gerente de conteúdo do Instituto Millenium

Millenium Talks

Para nos aprofundar no assunto, convidamos a ex-CEO do Instituto Millenium, Marina Helena, para se juntar a dois dos autores e a atual CEO, Milla Maia, no Millenium Talks Houve renovação no Congresso?. O podcast será transmitido ao vivo na quinta-feira (27), às 19h, em nosso canal no Youtube. Não perca!

Compartilhe em Suas Redes
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ouça o Podcast em Outras Plataformas