Millenium Papers
Para Entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

O estudo Micropolíticas, macroconsequências: a necessária avaliação de impacto das políticas públicas questiona a efetividade das políticas de subsídios do governo federal, vulgarmente chamadas de “Bolsa Empresário”. O estudo defende uma profunda análise de impactos nas políticas públicas, sobretudo nos programas de subsídios. Lembrando que todo investimento é também uma decisão de onde aplicar recursos escassos, os autores Felipe Garcia, Sebastião Ventura e Guilherme Stein demonstram que uma política pública precisa ter efeitos positivos sobre a amplitude da sociedade, e não ser apenas mais uma política de custos dispersos para benefícios concentrados em um pequeno grupo. 

Desta forma, setores ou empresas beneficiadas mudam artificialmente os incentivos do mercado, viciando toda a economia do país a se comportar de maneira pouco produtiva, na medida em que essas micropolíticas direcionam os recursos não para os setores/ empresas com maior demanda ou mais produtivos, mas para onde existe subsídio do governo.  As consequências são macro. 

Segundo os últimos dados disponíveis, em 2020, o governo federal gastou R$346,6 bilhões em programas de subsídios, mas, sem uma aferição contínua e sistematizada de seus impactos no todo, fica difícil evitar que parte significativa deste valor apenas tenha servido para distorcer o mercado e reduzir ainda mais a produtividade brasileira.

Os Autores
Felipe Garcia

Felipe Garcia é professor, Doutor em Economia pela FGV, além de ter atuado como Secretário Adjunto e Assessor Especial de Política Econômica no Ministério da Economia.

Sebastião Ventura

Sebastião Ventura é advogado especializado em Direito do Estado pela UFRGS, conselheiro do Instituto Millenium e cofundador do Instituto Dynamic Mindset.

Guilherme Stein

Guilherme Stein é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPG) da Unisinos, além de Doutor e Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da FGV.

Millenium Talks

O Millenium Talks desta semana está uma verdadeira aula sobre As distorções do Bolsa Empresário. Marina Helena recebeu os autores do paper e um convidado super especial: Alexandre Schwartsman, doutor em Economia e ex-diretor do Banco Central. O bate-papo foi ontem (15), pelo Youtube do Instituto Millenium. Mas se você perdeu, acesse o vídeo aqui.

Compartilhe em Suas Redes
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ouça o Podcast em Outras Plataformas
Quem Está Falando

InfoMoney

Segundo o ex-BC, quando se tem Estado preparado para dar subsídios, o empresário, em vez de se dedicar à atividade, busca outra forma de ganhar dinheiro.

UOL Economia

O economista e ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) Alexandre Schwartsman afirmou, há pouco, que o Brasil cresce pouco porque a produtividade no País é baixa.

ISTOÉ Dinheiro

O economista e ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) Alexandre Schwartsman afirmou, há pouco, que o Brasil cresce pouco porque a produtividade no País é baixa.