Millenium Papers
Para Entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

Está no ar o Millenium Papers 8ª edição. E, desta vez, o tema são as emendas parlamentares e o grau de interferência do Congresso no orçamento do país.

O estudo Emendas parlamentares e controle do orçamento pelo legislativo: uma comparação do Brasil com a OCDE não apenas quantificou esta interferência, traçando um paralelo com o resto do mundo, como também analisou a qualidade destas interferências.

De autoria do economista e pesquisador do Insper Marcos Mendes, o paper traz dados concretos que mostram que os parlamentares brasileiros interferem até 20 vezes mais no orçamento que os países da OCDE, pulverizando recursos públicos para redutos eleitorais de forma livre e sem critérios objetivos. Na prática, usam o dinheiro de todos para garantir votos em seus redutos eleitorais. O poder executivo, por sua vez, é obrigado a executar tais emendas, ainda que elas se mostrem totalmente desnecessárias.

O case do Brasil se torna ainda mais grave com o que foi apelidado pela imprensa de orçamento secreto, onde, além da falta de critérios objetivos, ainda torna sigiloso o nome do parlamentar que está destinando cada emenda. O estudo apresenta uma série de tabelas e comparações que mostram como está o Brasil em relação aos outros países.

O Autor
Marcos Mendes

Economista e pesquisador associado ao Insper

Millenium Talks

O que o Congresso está fazendo com o nosso dinheiro? Vamos debater as causas e consequências de tantas interferências sem critérios  no orçamento brasileiro. Nesta live, a diretora executiva do Instituto Millenium, Marina Helena, recebe o autor do paper, Marcos Mendes, e um convidado: Hélio Tollini, consultor de orçamento da Câmara dos Deputados. Setá a sexta edição do Millenium Talks, que tem por objetivo trazer grandes especialistas para discutir os assuntos apresentados nos Millenium Papers. Será nesta terça (19), às 12h. Não perca!

Compartilhe em Suas Redes
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ouça o Podcast em Outras Plataformas
Quem Está Falando

Estadão

Congresso avança mais sobre o dinheiro público do que Parlamentos de países membros da OCDE; modelo abre caminho para corrupção, afirma economista

ISTOÉ Dinheiro

A captura do dinheiro público por emendas parlamentares no Brasil não encontra paralelo na comparação com outros países