Millenium Papers
Para Entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

E se você pudesse comprar medicamentos no supermercado? Apesar de parecer absurdo à primeira vista, muitos países permitam a venda de Medicamentos Isentos de Prescrição no varejo, e mesmo Brasil já teve essa permissão, em meados dos anos 90. Por lobby das farmácias, não durou muito. Mas a verdade é que você já compra MIPs com muita facilidade. São medicamentos como vitamina C, remédios para dor de cabeça, antiácidos e probióticos. Há uma série de critérios para a Anvisa classificar um medicamento como isento de prescrição, como não causar dependência, ser facilmente administrável, já estar à venda no Brasil há mais de 10 anos, etc.

Há um projeto para ser votado no Congresso sobre a venda de MIPs em supermercados. E é sobre isso nossa 13ª edição do Millenium Papers, Facilitar o Acesso de Medicamentos Isentos de Prescrição Favorece Consumidores e Traz Ganhos de Bem-estar, de autoria de Claudio Shikida – professor do PPGOM-UFPel, Coordenador-Geral de Pesquisa da Enap e Editor-Chefe da Revista do Serviço Público (RSP), e Luan Sperandio – analista político, MBA em administração com Desenvolvimento Humano, e podcaster da Gazeta do Povo.

Ainda está desconfiado? Clique no texto e entenda!

Os Autores
shikida
Claudio Shikida

Professor do PPGOM-UFPel, Coordenador-Geral de Pesquisa da Enap e Editor-Chefe da Revista do Serviço Público (RSP)

Luan
Luan Sperandio

Analista político, MBA em administração com Desenvolvimento Humano, e podcaster da Gazeta do Povo

Millenium Talks

E para continuar esse papo, convidamos os autores do paper, Luan Sperandio e Claudio Shikida para responder à pergunta: O que aconteceria se pudéssemos comprar remédios no supermercado?

O podcast será transmitido neste sábado (6), às 10h, em nosso Youtube. Confira!

Compartilhe em Suas Redes
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ouça o Podcast em Outras Plataformas