Millenium Papers
Para Entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

Educar não é tarefa simples, e a falência da educação no Brasil passa por problemas mais complexos do que uma mera “falta de investimento”. Aumentar o gasto público por estudante não significa, necessariamente, obter um melhor resultado.

 Mas ter bons professores, sem dúvida, faz muita diferença. Diferentes professores geram diferentes resultados em termos de educação do aluno. O termo técnico é valor adicionado do professor (VAP). Professores de alto ou baixo desempenho, nesse sentido, são aqueles que adicionam mais ou menos valor ao aprendizado do aluno. A 7ª edição do Millenium Papers, intitulada Grandes Mestres Fazem Grandes Diferenças? – Valorizando a contribuição do Professor para o desempenho do Aluno da Educação Básica propõe que essa valorização seja medida, de acordo com o desempenho dos alunos, para valorizar os melhores mestres.

No estudo, Diana Coutinho e Claudio Shikida, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), apontam que se um estudante que tem sua educação nas mãos de um professor de baixo desempenho for transferido para os cuidados de um professor com um VAP médio, ele terá um aumento de 8,05% em sua remuneração, para o resto da vida.
Apesar disso, a profissão de professor é uma das que possui menores desigualdades salariais, ou seja, não há diferenciação entre os bons e os ruins, como ocorre em outras profissões. É justo que os bons professores recebam o mesmo que os ruins? É justo que professores ruins continuem a dar aulas? Como fazer essa mensuração?

Acesse o estudo e confira!

Os Autores
Diana Coutinho

Diana Coutinho integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. É economista e Mestre em Ciência Política pela Universidades de Brasília, e atualmente é Diretora de Altos Estudos da Enap.

Claudio D. Shikida

Claudio D. Shikida desenvolve pesquisas em temas de Economia Aplicada. É professor do PPGOM-UFPel e, atualmente, é Coordenador-Geral de Pesquisa da Enap e Editor-Chefe da Revista do Serviço Público (RSP).

Millenium Talks

Vamos debater como melhorar a educação no Brasil? Assista nesta quinta (07), ao vivo em nosso Youtube, um bate papo com os autores do paper, Diana Coutinho e Claudio Sikida, e duas convidadas especiais: Lana Romani e Isabel Quintela Lecuyer, mães fundadoras do movimento Escolas Abertas, grupo formado pela sociedade civil, que lutou bravamente pela priorização da educação durante a pandemia. A mediação será da diretora executiva do Instituto Millenium, Marina Helena. Esta será a quinta edição do Millenium Talks.

Compartilhe em Suas Redes
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ouça o Podcast em Outras Plataformas
Quem Está Falando

Jornal Dia Dia

Bate-papo sobre desafios do cenário educacional brasileiro e os impactos na renda dos estudantes que tem acesso a melhores professores será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Instituto Millenium.

Correio Braziliense

Um estudo realizado pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e pelo Instituto Millenium destaca a importância de bons docentes para o desempenho futuro dos estudantes.

Último Segundo - IG

Instituto Millenium e Enap indicam necessidade de medir qualidade dos docentes por desempenho no aprendizado do aluno e sugerem gratificação para os melhores.

O Globo

Instituto Millenium e Enap indicam necessidade de medir qualidade dos docentes por desempenho no aprendizado do aluno e sugerem gratificação para os melhores.

Diario de Pernambuco

Um estudo realizado pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e pelo Instituto Millenium destaca a importância de bons docentes para o desempenho futuro dos estudantes.

Extra

Um estudo realizado pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e pelo Instituto Millenium destaca a importância de bons docentes para o desempenho futuro dos estudantes