Millenium Papers
Para Entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

É lugar comum dizer que a educação pública no Brasil é ruim por falta de investimentos. Só que entre 2004 a 2013, o investimento público do governo federal em educação triplicou, enquanto a qualidade permaneceu praticamente inerte.

Será que não é o momento de rever o nosso modelo de oferecer educação aos mais vulneráveis, ao invés de apenas injetar mais dinheiro num sistema que não está dando certo? Essa é a proposta contida na 11ª edição do Millenium Papers, de autoria de Marcos Ricardo dos Santos, Anamaria Camargo e Leonardo Regazzini: Um plano Robin Hood para educação no Brasil: uma estratégia para melhorar a equidade e a qualidade do ensino, sem aumentar o gasto público.

Combinando sistema de vouchers com cobrança parcial de mensalidade em universidade pública, eles trazem uma proposta capaz de inverter nosso atual sistema, onde os pobres têm acesso a uma educação de péssima qualidade, ao mesmo tempo em que ajudam a financiar universidade ‘gratuita’ para as classes mais abastadas.

Os Autores
Marcos-Ricardo-dos-Santos
Marcos Ricardo dos Santos

Mestre em Economia; especialista em Gestão de Assuntos Públicos e jornalista. Foi colaborador da revista Superinteressante, da Gazeta do Povo, EBC, STF e ONU. É autor do livro Vouchers na Educação: o pobre e o rico na mesma escola.

WhatsApp Image 2022-07-06 at 08.51.32
Anamaria Camargo

Mestre em Educação, palestrante, escritora e consultora para políticas educacionais liberais. Presidente do Instituto Livre pra Escolher e Assessora de Educação na Câmara dos Deputados.

WhatsApp Image 2022-07-06 at 08.52.13
Leonardo Regazzini

Professor de Economia, é bacharel, mestre e doutor em Economia pela USP. Também é bacharel em Ciências Sociais, foi membro do Conselho de Administração do Livres e é membro do seu Conselho de Beneméritos.

Millenium Talks

Novos caminhos para avançar na educação no Brasil. Este é o tema do Millenium Talks deste sábado (9), que contará com a participação dos três autores do paper, Marcos Ricardo dos Santos, Anamaria Camargo e Leonardo Regazzini, e será mediado pela CEO do Instituto Millenium, Milla Maia. Não perca!

Compartilhe em Suas Redes
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ouça o Podcast em Outras Plataformas